Jornaleiro Mário Vermelho, 1971

Nanquim sobre papel


Jornaleiro Mário Vermelho, 1971

No desenho, como o jornaleiro é representado? O que veste? O que chama mais a atenção em seu rosto? Como você imagina que são suas condições de trabalho? Será que ele é maior de idade? 

Mão de obra barata num sistema informal de distribuição de imprensa, os jornaleiros, muitas vezes menores em situação de rua, trocavam a escola pela calçada, deixando a infância entre os carros e as praças repletas de consumidores e manchetes. 

Conhecedores do público dos centros urbanos, os jornaleiros liam o jornal do dia à procura das notícias mais dramáticas, aquelas capazes de cativar, convencer e persuadir seus compradores. Nas vezes em que não encontravam notícias capazes de instigar o seu público e, precisando ganhar alguns trocados, os jornaleiros inventavam suas próprias manchetes. 

Você já inventou uma notícia? Já criou uma manchete? Como você atrairia o público transeunte de uma cidade para escutar e, assim, vender a sua notícia? 

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.

Ver programa

Conteúdo Relacionado

Consulte a seção de

Perguntas frequentes sobre o Educativo

Visite o MON.

Planeje sua visita

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.